quarta-feira, 2 de março de 2011

Segundo secretário Frank, Ministério da Saúde supre em parte demanda da BEMFAM em Martins


          Falei agora a pouco com o secretário de saúde do município de Martins, Frank Andrei e perguntei sobre o cancelamento do convênio da PMM com a BEMFAM. De acordo com Frank, o convênio foi cancelado porque o município tem um bom estoque dos itens fornecidos pela Ong e que o restante da demanda estava sendo fornecida pelo Ministério da Saúde.

          Perguntei ao secretário onde estaria sendo feito os procedimentos de implantação do método contraceptivo DIU (Dispositivo Intra Uterino), que impede a gravidez indesejada e tem 99% de eficácia e segurança, muito  indicado para aquela mulher que já tem filhos e quer espaçar mais a próxima gravidez (3-5 anos), ou quando a família já está completa; para as mulheres que apresentam contraindicações aos métodos anticoncepcionais hormonais (pílula, injeção); logo após o parto, no período de amamentação, visto que esse método não interfere na amamentação. Porém, o DIU também pode ser utilizado por mulheres que nunca engravidaram.

           De acordo com Frank, realmente a prefeitura não está prestando este serviço no momento e tem surgido algumas demandas, porém, depois do carnaval, ele terá uma reunião com a prefeita Maria no intuito de resolver o problema e se possível renovar em parte o convênio com a BEMFAM.


HÁLLYSON  BRENNO:  Frank Andrei é secretário de saúde do município de Martins, enfermeiro de profissão e trabalhando a anos na área da saúde. Me atendeu muito bem e reconheceu que o cancelamento com a BEMFAM deve ser revisto, pra isso, após o carnaval estará com a prefeita Maria tratando do assunto.

Nenhum comentário: