segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sessão da CMM de sexta-feira 01 de abril de 2011.




Sessão da CMM de sexta-feira 01 de abril de 2011.
 Dengue e Reforma de Colégio
           O vereador Bibiu (PMDB) apresentou requerimento solicitando ao Sec. de Saúde Franklin Andrei que viabilize a vinda de um carro fumacê para a cidade de Martins, esta medida seria preventiva contra a proliferação do Aedes aegypti (mosquito da dengue). Bibiu pediu que fosse entregue cópia do requerimento a prefeita Maria. Os vereadores ainda ressaltaram a importância da participação da população no combate à dengue.
           O vereador Bolinha (PC do B) disse: “Temos que fazer nossa parte, é claro, porém, a prefeita deve fazer o que se espera do executivo municipal, como campanhas publicitárias”.
O requerimento foi aprovado por unanimidade.

           Outro requerimento apresentado pelo vereador Bibiu, neste segundo, ele cobrava informações da prefeita sobre a reforma da Escola João Onofre. Segundo Bibiu, o valor da obra e o nome da empresa estão na placa, porém, ele quer saber como se deu o processo de contratação da empresa, além de saber mais sobre como se deu a contratação, e de onde é a empresa. E ainda denuncia: “... a obra tem uma empresa contratada para realizar, porém, o que se vê são prestadores de serviços da PMM realizando a obra”.

Programa de Distribuição de Alimentos.
          O vereador do Partido da República Erasmo Miranda apresentou dois (2) requerimentos para que fossem apresentados à secretária de Ação Social com cópias à prefeita.
1º - Erasmo (PR) cobrou que fossem apresentados os critérios de inclusão de pessoas carentes no PDA –Programa de Distribuição de Alimentos. Segundo ele, a distribuição de alimentos feita pela Prefeitura Municipal de Martins tem fins político-partidários, uma vez que para conseguir se cadastrar alguns cidadãos precisam passar por situações vexatórias
2º - Erasmo ainda requereu que a distribuição dos alimentos à população fosse feita pelas associações comunitárias. O que tornaria o programa isento de partidarismos. Ele diz que existe pessoas super-beneficiadas em detrimento de outras que precisam beijar as mãos de cabos eleitorais para conseguir se cadastrar”. O vereador denuncia que tem pessoas vivendo só do bolsa família e não conseguem se cadastrar no programa de alimentos. Erasmo apela para que não se faça politicagem com a carência do povo, até porque esse alimento é repassado pela Conab e não se admite fazer campanha antecipada com a distribuição de alimentos.
Contra – Os vereadores da bancada da prefeita votaram contra. Os da bancada de oposição a favor. Por 5 a 4 esses requerimentos de Erasmo foram rejeitados. Erasmo retrucou e afirmou que aquela casa costumava votar contra o interesse do povo.

Concurso Público
          O vereador Erasmo ainda cobrou por requerimento a realização de concurso público em Martins. Pediu pelo encarecidamente que se fizesse um planejamento para a realização deste concurso. Disse ainda que havia 13 anos desde a realização do último concurso público.
          O vereador Uilame ao proferir seu voto positivo, disse que tinha sido o primeiro a realizar concurso.
           O presidente da CMM, Fulgêncio (PSDB) disse que esteve reunido com a prefeita e que daqui para o final do ano ela garantiu que faria o concurso. De acordo com Fulgêncio haverá uma audiência entre a promotora e os prefeitos de Martins, Antônio Martins e Serrinha dos Pintos para discutir o assunto. Ainda disse que o certame deve ser realizado em um só dia nos três municípios, assim ele deseja.
          Bibiu cobra que sejam em dias diferentes para dar possibilidades àquelas pessoas que se dedicam ao estudo para concursos. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Falando com o cidadão:
Quando a palavra foi facultada, algumas falas nos chamaram atenção.
BIBIU (PMDB) – Após as saudações aos presentes e aos ouvintes da rádio Liberdade, o vereador Bibiu fez duras críticas à prefeita Maria e à sua administração. Ele começou dizendo que Martins precisava com urgência o melhoramento do sistema de saúde do município. Ele diz que os problemas de saúde da atual gestão são gigantescos, apesar de muito cobrar em sua atuação parlamentar os problemas se agravam e o abandono é visível. Ele cobra ações preventivas, denuncia que há déficit de material hospitalar e humano. Bibiu fala que a situação da saúde em Martins é preocupante, pede mais respeito, além de investimentos e mais profissionais. O vereador acrescenta que os médicos não são suficientes para o plantão médico e o PSF – Programa de Saúde da Família que trabalha de forma insuficiente. Ainda sobre a saúde ele diz que o governo da prefeita Maria não tem visão de futuro, pois nem mesmo sabe aplicar os recursos que são repassados pelo Governo Federal.
             Segundo o PMDBISTA, nos anos de 2009 e 2010 a prefeita Maria recebeu quase 15 milhões de reais só da União e não sabe e nem tem programa para aplicar esses recursos, aplicando de forma desorganizada. “É um governo despreparado, o da prefeita Maria”. Ele disse que não havia investimentos no esporte. O trabalho desenvolvido pela prefeita na saúde se resume a dar medicamentos e a um cronograma caótico de médico. “Não há esforços por parte da prefeita em abrir o hospital do município, enquanto isso estamos com a maternidade fechada”.
          Bibiu faz um alerta ao povo, pede que tomem cuidado que a partir de agora vai começar a enganação por parte da prefeita. “A prefeita que passou mais de 2 anos com o chicote na mão contra o povo, pois ela tem ódio do povo, agora vai querer enganar as pessoas. Ela massacra o povo com tudo que é aumento de taxa, taxa de energia, com ruas às escuras como em Cruz de Almas; Cohab; Vila Feliz, etc. A prefeita vai tentar enganar prometendo o que já prometeu, como aumento do bolsa família, reforma do centro de Fisioterapia com piscina.

VICENTE DIAS (PPS) - Disse que foi à Secretaria de Saúde do Estado acompanhado com a prefeita e que ela vai tentar abrir o hospital.

ERASMO MIRANDA (PR) – Falou que o povo tem a oportunidade de acompanhar as sessões da Câmara Municipal de Martins tanto na própria Câmara, pelo rádio nas transmissões da Liberdade FM ou mesmo pela internet no site da Liberdade FM. Esse hábito pode levar ao cidadão as informações sobre o que se discute sobre a cidade. É uma maneira democrática de participação do martinense na política e a conscientização do cidadão pode levar a uma melhor escolha política no próximo ano. Erasmo critica a tentativa de censura que está havendo em relação à rádio que transmite as sessões da CMM. Ele diz que a imprensa incomoda algumas pessoas.
          Segundo Erasmo a distribuição de alimentos pela prefeitura de Martins é ditatorial, em relação à dengue ele fala da necessidade de ações da população. Denuncia que a prefeita não apresenta as contas do município à CMM, mesmo com várias solicitações. Enfatiza a necessidade de concurso. Cobra a realização de uma audiência pública com o Ministério Público a fim de se abordar temas como a não finalização da obra do matadouro. Ele afirma que há muito dinheiro em jogo, o investimento na campanha da prefeita foi alto e agora querem o silêncio da população e não vou ficar com a boca na mochila como alguns.

UILAME (PP) – Vereador da base da prefeita Maria, ele diz que está no seu sexto mandato e que nunca viu uma prefeita tão responsável, segundo ele, Maria paga em dia os funcionários, o INSS, a Cosern e trabalha pela saúde, educação, a aquisição e recuperação de transportes, reforma de colégio, construção de passagem molhada no sertão. São nessas despesas que são gastos 15 milhões. Uilame disse que a prefeita está procurando recursos, e que ela é muito responsável. Em toda sua vida política nunca tinha recebido o repasse dos vereadores em dia como agora. Diz ainda que espere que ela administre a cidade como vem administrando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Brenno , o nome da Escola é João Onofre. E tem mais as obras estão paradas e os funcionários que estão se deslocando para trabalhar mais distante, não estão recebendo ajuda de custo,o que é por direito.
A merenda escolar está sendo de destribuida de forma estranha...
cabe aos vereadores fiscalizarem...
Mas isto tambem não acontece....
Abraço e estou adorando o seu blog.