domingo, 8 de junho de 2014

Em Natal, quem manda é a FIFA!

Por Géssica Régis

A cidade já se encontra tomada por carros, helicópteros e homens do Exército, Marinha, Aeronáutica e Força Nacional. Somam juntos mais de 4.700 militares e todo um arsenal preparado para garantir os interesses da FIFA e de seus patrocinadores prontinho para reprimir trabalhador e estudante que for pra rua e fazer greve.

No entorno do Arena das Dunas, na Praia do Forte, onde vai ocorrer a Fifa Fan Fest só se vende ou faz propaganda de refrigerante Coca-Cola, Cerveja Budweiser e Carro da Hyundai, os patrocinadores oficiais da Copa. Os vendedores de picolé, dindin ou pipoqueira, que pensavam em ganhar uns trocados com a copa, foram proibidos pela FIFA. Vão passar bem longe dessas áreas. E o passe livre pros turistas? com ônibus novinhos de 5 em 5 minutos,sem pagar nada,numa cidade onde a juventude não tem direito a curtir show depois da meia noite.
Como se já não bastassem todos os absurdos, para entrar na série de leis de exceção, duas ações judiciais apresentadas pela Procuradoria Geral do Município agora tentam impedir a realização de greves ou manifestações que bloqueiem o trânsito nas vias de Natal e/ou promovam ocupação do espaço público. Ficaria proibido até a "obstrução de calçada". Parece piada, mas é verdade. Se alguém for pego obstruindo alguma calçada, tenha cuidado! A FIFA pode mandar te prender!

Tudo isso só demonstra a necessidade de ir para rua contra as injustiças da copa, o domínio da FIFA na nossa cidade e país,principalmente por serviços públicos de qualidade. Não queremos que a saúde, educação, transporte,segurança e reforma agrária fiquem de escanteio. Pode mandar bater e reprimir, mas no dia 16 todo mundo vai tomar às ruas de Natal!


Nenhum comentário: