sexta-feira, 1 de abril de 2011

1º DE ABRIL / DIA DA MENTIRA


Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.


Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.


No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

HÁLLYSON  BRENNO : Em Martins, o dia da mentira está sendo comemorado com diversas manifestações de agradecimento à prefeita pelo trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade, as pessoas tomam conta das ruas da cidade. O clima é de empolgação, uma vez que a prefeita falará ao público e apresentará as suas ações a frente do executivo municipal. E olhe que não são poucas, depois que chegou à prefeitura, Maria regularizou o conjunto Planalto Liberdade. Abriu a Maternidade Manoel Vilaça. Manteve o plantão médico e os atendimentos semanais nas comunidades rurais deixados pelo ex-gestor. Manteve em funcionamento pleno os atendimentos odontológicos. Melhorou a situação dos paciente que precisam se tratar fora do município. Paga o piso dos professores, como recomenda a lei. Aumentou o mix de medicamentos da farmácia básica. Melhorou a farmácia popular. Criou mais emprego e renda. Fez um excelente marketing ao divulgar o carnaval em rede nacional. Enfim, são tantas as ações da administração de Maria e Olga que não conseguimos enumerá-las no texto. Mas, o importante é que você reflita direitinho sobre essas ações citadas, só assim, você conhecerá o verdadeiro sentido do "Dia da Mentira".

Nenhum comentário: