sexta-feira, 27 de maio de 2011

Leis para ‘abolir’ uso de sacolas plásticas

Deputado Fábio Dantas, o presidente da Assurn, Geraldo Paiva, vereador Assis Oliveira

Se depender do deputado estadual Fábio Dantas (PHS) e do vereador Assis Oliveira (PR), todo o Estado e a capital-potengi irão abolir completamente o uso de sacolas plásticas tanto nos supermercados quanto em outros estabelecimentos comerciais.
A idéia já vem sendo trabalhada pela Associação dos Supermercados do RN (Assurn), com apoio unânime entre os 185 supermercados associados, que gastam 1% do faturamento com sacolas.
- “Já vi outros projetos envolvendo a questão serem rejeitados, por isso estou elaborando um que não jogue atribuições ao poder Executivo, e assim com certeza teremos aprovação”, disse Fábio Dantas.
Calcula-se que sejam consumidas aproximadamente 300 milhões de sacolas anualmente no RN. No Brasil, são 41 milhões por dia. 90% desse material acabam indo diretamente para o lixo e outros destinos inadequados, como o mar, rios e lagoas.
A total decomposição demora de 100 a 400 anos.
“A eliminação desse item que só tem causado danos ao meio ambiente é uma tendência nacional, e porque não dizer mundial. Certamente teremos uma fase de adaptação, mas é tudo por uma boa causa”, explica Geraldo Paiva.

Abelhinha

Nenhum comentário: